A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC) foi estabelecida em 2006, e iniciou o seu funcionamento com os cursos de licenciatura em Biologia Marinha e Oceanografia. Em 2009 foi introduzido o curso de Química Marinha, perfazendo um total de três cursos. E, em 2014 foi introduzido o curso de Geologia Marinha, totalizando 4 cursos de licenciatura. As actividades da Escola são orientadas no âmbito do plano estratégico da Cátedra da UNESCO de Ciências Marinhas e Oceanografia.
A introdução desses cursos foi com intuito de fazer uma análise completa dos processos que ocorrem em ambientes marinhos e costeiros, fazendo a combinação de pelo menos duas ou três áreas científicas. De entre várias disciplinas do domínio das ciências naturais, destacam-se os ramos da Física, Química, Geologia e Biologia para o estudo dos oceanos e todos os subsistemas a eles associados
Estudos sobre as ciências do mar e costeiras tornam-se importantes, não só do ponto de vista inteiramente científico como também devido à sua relevância de âmbito social, económica, política e actualmente de gestão.
Assim, os graduados da ESCMC-UEM estarão aptos para intervir em vários níveis de execução e de tomada de decisão, nos sectores de desenvolvimento que actuam na exploração da costa, tais como as áreas da pesca, aquacultura, turismo, agricultura, transportes e comunicação e ainda do ambiente. Poderão também, intervir como promotores de desenvolvimento, agentes económicos, conselheiros e agentes activos na formulação de pareceres sobre políticas e legislação adequadas para o uso e exploração dos recursos marinhos e costeiros.